terça-feira, 2 de março de 2010

Frango na caçarola com coca-cola

Sabem aqueles folhetinhos com receitas para os quais a gente não dá atenção, guarda em qualquer lugar e esquece? Esta receita é um caso típico. 

Nem sei quanto tempo o livretinho de receitas com coca-cola ficou lá, amarelando, esperando seu momento de glória. Até que, certa manhã, eu procurava uma receita diferente de frango com molho. A internet é sempre uma alternativa fácil (santo Google), mas, com tanto livro, revista, folhetinho e tempo livre, acomodei-me no sofá e dispus-me a procurar à moda antiga. O resultado foi um frango macio, com molho espesso e de sabor surpreendente.

Ingredientes:
1kg de peito de frango (pode ser coxa ou sobrecoxa)
1/3 de xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de sal
1/3 de xícara de chá de óleo
1/2 xícara de chá de cebola picada
1/2 xícara de chá de pimentão verde picado
1 xícara de chá de molho (é feito da seguinte forma: coloque 3 colheres de sopa de extrato de tomate em uma xícara e termine de preenchê-la com água, misture)
1 xícara de chá de coca-cola
2 colheres de chá de molho inglês
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de tomilho fresco (pode ser manjerona)
1 colher de chá de pimenta dedo-de-moça picada (ou molho de pimenta)
pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer:
1. Lave os pedaços de frango e enxugue-os.
2. Misture a farinha e 1 colher de sopa de sal. Passe o frango nessa mistura.
3. Em uma frigideira, aqueça o óleo e doure nele os pedaços de frango de ambos os lados.
4. Em uma tigela, misture bem todos os ingredientes restantes.
5. Coloque o frango em uma caçarola que possa ir ao forno ou em um prato refratário. 
6. Espalhe bem o molho sobre o frango. Leve ao forno médio por 1 hora.

6 comentários:

Iliane disse...

que bonito ficou..gostei da ideia..bjus

Marly disse...

Rosane,
Muito interessante, essa receita, vou incluí-la na minha lista.
Bj.

ameixa seca disse...

Nunca fiz nada com coca-cola. Muito inusitado mas o aspecto é bom :)

Paula Pacheco disse...

Ro, quando li a receita, quase não acreditei, com coca-cola? aqui em casa adoramos esse refri, acho que ele age como um açucar, e pelo aspecto ficou bommmm
adorei seu figo com queijo que delicia,
bjs
Paula

A União Faz a Vida disse...

Ficou bonito, Rosane. Mas acho que eu prefiro a coca cola no copo!
:)

Rosane Vargas disse...

Iliane, aqui em casa, aprovamos.

Marly, depois me fala se ficou bom.

Ameixa, o aspecto e o gosto também. Não se sente a coca.

Paula, obrigada!

Talula, sobrou na garrafa, é só servir hehehehehe.

Beijos!

Bolo de coco e cacau sem farinha

Mais uma receita desta obra que eu adoro, o Grande livro de receitas de Claudia . Eu procurava alguma receita para usar uns pacotes de coco ...