sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Cheesecake integral de amoras


Ganhei um presentão: uma amiga, Claudinha, me deu dois potes de amoras. A primeira coisa que pensei foi em fazer uma geléia para cobrir um cheesecake.
Vamos a ela.
Para fazer a geléia, é preciso limpar as frutas e levar ao fogo, sem água, em fogo baixo. Quando as amoras estiverem bem moles, bata no liqüidificador. Misture a essa massa de amoras açúcar (eu usei mascavo): um copo de massa de fruta para a mesma medida de açúcar. Leve ao fogo, mexendo sempre, até aparecer o fundo da panela.
Agora, o cheesecake.

Ingredientes para a base:
200 g de biscoito triturado no liquidificador ou no processador (pode ser de maisena, bolacha maria; eu usei cookies integrais de aveia)
100 g de manteiga sem sal derretida
½ xícara de chá de açúcar mascavo
1 ovo

Ingredientes para o creme:
3 embalagens de cream cheese (200g cada)
½ xícara de chá de açúcar
4 ovos

Para cobrir, use a geléia de amoras ou outra pronta que você tenha em casa.

Como preparar:
1. Misture todos os ingredientes da base e coloque numa fôrma de aro removível. Pressione bem a massa no fundo e nas laterais.
2. Coloque em uma bacia o cream cheese e o açúcar e misture bem.
3. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo sempre até obter um creme uniforme.
4. Despeje o creme sobre a massa na fôrma e leve ao forno até que o creme fique firme (espete um palito; quando sair limpo, está pronto). A temperatura do forno tem que ser baixa, para assar o creme sem queimar a massa.
5. Depois que esfriar, desenforme e cubra com a geléia.
Dica: a receita dá para uma torta, mas eu usei fôrmas de papel alumínio descartáveis, baixinhas, porque prefiro a torta não muito alta, para sentir bem o gosto da geléia. Deu para fazer duas. Se você quiser servir direto na fôrma, pode usar uma fôrma redonda refratária com não muito larga.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Rosane:
Boa receita das amoras, mas quanto tua amiga te presentear novamente com amoras frescas, para acompanhar o preparo desta receita maravilhosa.... vou te dar uma dica...primeiro abra uma Champanha Brut de sua preferência e esprema levemente a amora na taça e coloque o resto da amora dentro, pronto enquanto vai preparando sua sobremessa va degustando a champa...uma maravilha..
Prbns pelo seu blog, está uma DELICIA....
um grande ABRAÇO
Ivan
Garibaldi-RS

Café Vinil Poá disse...

Retribuindo a visita amei esta cheesecake vou fazer , e adorei este blog...
biejos

Bom fim de semana...

Rosane Vargas disse...

Ivan:
cozinhar bebendo champanha é uma ótima dica, mas os comensais correrão o risco de a cozinheira trocar um ou outro ingrediente hehehe.

Júlia:
obrigada pela visita, venha sempre!

Bolo de coco e cacau sem farinha

Mais uma receita desta obra que eu adoro, o Grande livro de receitas de Claudia . Eu procurava alguma receita para usar uns pacotes de coco ...